Os jogos planejados para 2021 são mais propensos a serem afetados pela pandemia do novo coronavírus do que aqueles previstos para este ano, de acordo com o chefe do Xbox, Phil Spencer.
Falando ao site Business Insider, Spencer reiterou que “se sente bem” com os preparativos para o lançamento do Xbox Series X no final de 2020 e com os jogos programados para serem lançados com o console, mas reconhece que algumas áreas do desenvolvimento de jogos “basicamente pararam” com a mudança global para o trabalho remoto. Isso deve afetar principalmente aqueles jogos planejados para 2021 e além.
“Mocap (captura de movimentos) é apenas uma das coisas que estão basicamente paradas. Não vamos a estúdios mocap”, acrescentou Spencer. “Se você capturou todas as suas animações e está fazendo retoques em mais produções artísticas individuais e em áreas como texturas e outras coisas, está em uma posição melhor”.
“Se você está esperando muito trabalho de áudio – quando é com orquestras e outras coisas – ou mocap, você está aguentando agora e está progredindo nas áreas que pode”, continuou o executivo.
Spencer disse que atualmente a Microsoft se sente bem com seu cronograma de lançamento do Xbox Series X, mas mesmo assim a situação da pandemia pode resultar em algum impacto no novo console também.
“Do tipo de pompa e circunstância em torno dos lançamentos, você pode achar um momento em que haverá algum impacto”, disse ele, “algumas coisas que seriam lançadas, talvez elas tenham mudado um pouco”.
Estúdios como o Larian, de Baldur’s Gate 3, e o CD Projekt Red, já se queixaram das dificuldades impostas pelas medidas de combate ao novo coronavírus. A produtora de Cyberpunk 2077 disse que parte da dublagem do jogo pode ser adicionada através de uma atualização lançada quando o jogo já estiver nas lojas.