A Sony divulgou seus resultados para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2020, revelando que o PlayStation 4 chegou a 110 milhões de unidades vendidas. O console já é o segundo mais vendido da linha PlayStation, ficando atrás apenas do PlayStation 2, que passou dos 155 milhões vendidos.
O encerramento do ano fiscal 2019-2020 já mostrou o impacto da pandemia da COVID-19 com um misto de boas e más notícias para a fabricante do PlayStation. Enquanto viu uma queda significativa nas vendas do PlayStation 4, a Sony conseguiu um número recorde de assinantes do PlayStation Plus e atividade na rede. Agora, o PlayStation Plus tem 41,5 milhões de assinantes, o que mostra um acréscimo abrupto em relação aos 38,8 milhões de janeiro.
Com um faturamento de US$ 18,5 bilhões e um lucro operacional de US$ 2,2 bilhões, a Sony Interactive Entertainment teve uma queda significativa em comparação com o recorde obtido no exercício anterior. A diminuição dos negócios relacionados ao PlayStation 4 já era prevista pela empresa, que via em 2019 o início da fase de transição para a próxima geração. No entanto, as quedas nas vendas dos consoles e jogos, bem como o faturamento reduzido por conta do câmbio desfavorável em muitas regiões, como o Brasil, foram parcialmente amortecidas por custos menores de manutenção da PlayStation Plus e o número maior de assinantes.
Ainda que menores em relação ao ano 2018-2019, os resultados representam o segundo melhor ano da história da marca e o PlayStation continua sendo o segmento mais forte da Sony Corporation (à frente dos sensores de imagem e da música).
O PlayStation 4 ainda está distante do recorde de 155 milhões de consoles vendidos do PlayStation 2, mas o ecossistema do PS4 já gerou muito mais dinheiro do que toda a vida do PS2, levando-se em consideração as vendas de jogos, conteúdos adicionais e assinaturas de serviços.
As vendas de jogos também caíram no último ano, mas permanecem excelentes, com 245 milhões de jogos de PS4 vendidos durante todo o período, contra 258 milhões do ano anterior, o que ainda é suficiente para figurar entre os cinco maiores volumes anuais de distribuição de software.
Sem surpresa, o consumo digital explodiu no último ano: o download de jogos no PS4 atingiu a proporção recorde de 66% em relação à mídia física no primeiro trimestre de 2020, o que eleva a média do ano fiscal para 51% (contra 37% no ano anterior).