Após o anúncio surpresa do lançamento de Death Stranding Director’s Cut no Xbox Series X|S, a Kojima Productions revelou que agora é a dona dos direitos da propriedade intelectual Death Stranding, até então vinculada à Sony.
“A Kojima Productions anunciou que a propriedade intelectual deste trabalho pertencerá ao estúdio. Continuaremos conectando mais fãs ao redor do mundo em várias formas de entretenimento”, diz o comunicado da Kojima Productions.
Ainda não está claro se isto representa alguma mudança nos planos da Kojima Productions em relação à publicação. Death Stranding foi um exclusivo temporário do PlayStation 5 (ainda que por muito tempo) e Death Stranding 2: On The Beach está programado para ser lançado exclusivamente para o PlayStation 5 em 2025, devido a um acordo firmado com a Sony.
A Sony também já assegurou a exclusividade de Physint, o jogo de espionagem que será um sucessor espiritual de Metal Gear Solid no PlayStation 6.
O anúncio de Death Stranding Director’s Cut no Xbox indica que Death Stranding 2 eventualmente seguirá o mesmo caminho, sendo lançado após um ano no PC e mais cedo ou mais tarde no Xbox.
Enquanto a Sony é a publicadora de Death Stranding no PlayStation, a Kojima Productions tem como parceira de publicação no PC e Xbox a 505 Games.