A Sega não é mais a proprietária do Amplitude Studios, criador de Humankind e Endless Dungeon. A editora japonesa anunciou que o estúdio foi vendido para a própria equipe, se tornando, portanto, independente novamente.
Com a venda do Amplitude Studios, a Sega já se desfez de dois estúdios de prestígio este ano, sendo que em maio foi a vez do canadense Relic, especializado em jogos de estratégia em tempo real e criador das séries Company of Heroes e Homeworld, além de produtor de Age of Empires IV. Este também foi vendido para a própria equipe.
“A Sega Europa anunciou hoje a venda da Amplitude Studios após uma aquisição pela administração de líderes seniores e funcionários do estúdio parisiense”, anunciou a Sega. “A mudança fará com que a Amplitude volte às suas raízes como uma organização independente e conclua as reformas estruturais que vêm ocorrendo nos negócios europeus da Sega”.
“A decisão de se separar segue um período de consulta próxima entre a Sega Europa e a Amplitude. Como um estúdio independente mais uma vez, a Amplitude se concentrará em seus projetos em desenvolvimento e no crescimento de suas próprias franquias, enquanto a Sega continuará a avançar seu forte e diversificado estábulo de IP japonês e ocidental”.
“A Sega Europe adquiriu a Amplitude em 2016 e, juntas, lançaram títulos de estratégia épicos como Endless Space 2 e Humankind, junto com Endless Dungeon, o sucessor do sucesso indie de 2014, Dungeon of the Endless”.
“Embora a Amplitude não faça mais parte da família de estúdios da Sega, as duas entidades continuarão a trabalhar juntas na transição suave de serviços e operações, garantindo o mínimo de interrupção para os funcionários da Amplitude e a continuidade do serviço para os jogadores dos jogos da Amplitude”, encerrou o comunicado.
O diretor do estúdio Amplitude, Romain de Waubert de Genlis, acrescentou: “O Amplitude é apoiada por franquias fortes e significativas, e nossa equipe está comprometida em criar os melhores jogos possíveis. Essa decisão nos permite ser mais ágeis em nossa abordagem, ao mesmo tempo em que continuamos a moldar a visão que tivemos desde o início, nos capacitando a ultrapassar limites e estar mais próximos do que nunca de nossa comunidade”.
A venda da Amplitude é parte de um plano de reestruturação da Sega em seus negócios europeus, que já resultou em centenas de demissões e cancelamentos, incluindo o jogo como serviço da Creative Assembly, Hyenas.