A Konami veio com mais novidades que esperávamos para a estreia de sua série de futebol nos consoles da nova geração. E elas começam com uma mudança de nome: o que era anteriormente conhecido como Pro Evolution Soccer (PES) ou Winning Eleven agora chamará simplesmente eFootball.
O novo jogo também abandonou o sistema gráfico Fox Engine e foi “totalmente reconstruído no Unreal Engine”. Outra grande novidade, e não menos surpreendente, virá no modelo de negócios: o jogo será gratuito, lançado apenas por mídia digital e incluirá versões para iOS e Android.
eFootball será lançado para PS5, PS4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC em algum dia no final do ano e as versões para plataformas móveis chegarão depois.
Embora o jogo seja gratuito, a Konami diz que mais conteúdo e modos de jogo serão oferecidos após o lançamento e alguns deles custarão dinheiro.
eFootball será, portanto, mais um jogo adaptado ao modelo de “jogo como serviço vivo”, seguindo a receita de sucesso dos jogos competitivos online como Fortnite e League of Legends.
“Como um título exclusivamente digital, a Konami adicionará regularmente novos conteúdos e modos de jogo após o lançamento neste outono (primavera do Brasil)”, diz o anúncio oficial.
“No futuro, certos modos de jogo serão vendidos como DLC opcional, dando aos jogadores a liberdade de construir uma experiência que siga seus interesses”.
De acordo com um roteiro publicado pela Konami, eFootball será lançado com o recurso de “partidas locais” e um número de clubes, bem como a capacidade de jogar partidas entre consoles da mesma família, em geração cruzada (PS5 vs PS4, Xbox Series X|S vs Xbox One).
Mais no final do ano, o jogo irá adicionar suporte para ligas online e um modo de construção de equipes semelhante ao modo myClub da série PES.
Multiplayer de plataforma cruzada também será implementado neste ponto, permitindo que os jogadores de PlayStation, Xbox e Steam se enfrentem. Um sistema de passes de temporada também será oferecido.
Durante o verão do Brasil, a Konami planeja lançar as versões para iOS e Android, que também entrarão no sistema de plataforma cruzada, e iniciar uma série de torneios de eSports.
A Konami afirma que o jogo também contará com uma nova tecnologia chamada Motion Matching, que “converte a vasta gama de movimentos que os jogadores fazem em campo em uma série de animações, selecionando a mais precisa em tempo real”. A EA está implementando tecnologia semelhante, que está batizando de HyperMotion, em seu próximo FIFA 22.
A nova marca eFootball foi introduzida pela série PES na edição de 2019, que foi intitulada eFootball PES 2020 como parte de uma atualização de produto projetada para destacar o foco crescente da editora no mercado de eSports.