Outro rumor se confirmou na conferência da Microsoft na E3. A empresa anunciou que está desenvolvendo um novo console chamado Project Scorpio, que será uma versão bem mais poderosa do Xbox One, capaz de rodar jogos em resolução 4K e funcionar com acessórios de realidade virtual. O lançamento está previsto para o final de 2017.
Com o anúncio do Project Scorpio e do Xbox One S, a família Xbox One passa a ser formada por três consoles, o Xbox One, o Xbox One S e o Project Scorpio. Os três terão os mesmos jogos e a diferença será apenas de resolução, além da compatibilidade com headsets de realidade virtual no caso do Project Scorpio.
O Scorpio terá CPU de 8 núcleos, 320GB/s de largura de banda de memória e irá alcançar 6 teraflops de poder de processamento, o que é 4 vezes o poder computacional do atual Xbox One e 3 vezes aquele do atual PS4. Segundo boatos, o novo PlayStation 4K que a Sony irá lançar em 2017 chegará a 4.1 teraflops. Ou seja, o Xbox One deverá ser o console mais poderoso na segunda fase da atual geração.
Um dos objetivos da Microsoft ao criar um modelo mais poderoso é torná-lo compatível com o headset de realidade Oculus Rift, anulando assim outra possível vantagem do PS4, que terá o PlayStation VR este ano.