A Microsoft pode fazer uma grande aquisição no mercado de games para reforçar o Xbox na competição com o PlayStation. Segundo o site Polygon, a dona do Xbox está considerando comprar gigantes como a Electronic Arts e Valve, ou fazer uma aposta menos arriscada e adquirir a produtora de PlayerUnknown’s Battlegrounds.
Em uma matéria que analisa a competitividade do Xbox One, o site comenta que, nesta geração, a Microsoft tem uma grande desvantagem em relação à Sony na falta de grandes jogos exclusivos. Enquanto a empresa japonesa expandiu seu portfólio de exclusivos nos últimos anos, a Microsoft definhou nesse aspecto e ainda viu suas franquias mais importantes, como Halo e Fable, perderem força na geração do Xbox One. A solução para voltar a competir em curto ou médio prazo poderia envolver a aquisição de grandes estúdios ou até mesmo corporações do calibre da EA e Valve.
Citando “fontes confiáveis próximas à Microsoft”, o site revela que a dona do Xbox estaria tentando seduzir a EA e de olho na Valve e PUGB Corp também. O atual CEO, Satya Nadella, também seria mais comprometido com o negócio de games que seu antecessor, Steve Ballmer, e já teria demonstrado isso ao aprovar a aquisição da Mojang, produtora de Minecraft, por US$ 2,5 bilhões em 2014.
Como uma das maiores empresas do mundo, a Microsoft tem poder de fogo para grandes aquisições e também um histórico de investimentos volumosos em produtoras de games. Desde que lançou o primeiro Xbox, a Microsoft comprou empresas como a Rare, Lionhead e Bungie, e estas foram fundamentais no crescimento da marca Xbox.
Uma aquisição da EA seria um negócio de cerca de US$ 35 bilhões, considerando-se o valor de mercado atual da empresa. Já a Valve poderia sair mais barato, mas ainda seria um negócio de grande impacto no mundo da tecnologia. A criadora de Half-Life e o Steam ainda é uma empresa totalmente privada, sem ações na bolsa, e custaria pelo menos US$ 10 bilhões. Já a produtora de PUGB seria um negócio de menor risco e impacto, uma vez que possui apenas o jogo da moda.
Uma solução bem mais modesta para o problema de conteúdo exclusivo do Xbox seria ressuscitar franquias como Perfect Dark e investir em reboots de marcas já desgastadas como Halo e Fable, algo que tem boa chance de ocorrer nos próximos meses ou anos.