A surpresa que a Microsoft guardou para a apresentação Developer’s Direct desta quinta-feira era mesmo Ninja Gaiden 4, como se especulava. O jogo, anunciado com um trailer, é uma co-produção do Team Ninja e PlatinumGames e será lançado para PC, PS5 e Xbox Series X|S.
Ninja Gaiden 4 é o sucessor tardio de Ninja Gaiden 3, lançado há 13 anos para o Xbox 360 e PS3. O anúncio do novo jogo coincide com o 30º aniversário da série icônica da Koei Tecmo este ano, e as celebrações incluem também o lançamento surpresa de Ninja Gaiden 2 Black, uma versão remasterizada do título de 2008 que estará disponível ainda hoje no PC e consoles, além do recentemente anunciado Ninja Gaiden Ragebound. Com três Ninja Gaiden planejados para 2025, a Koei Tecmo e o Team Ninja estão chamando este ano de “O ano do Ninja”.
“Os fãs há muito nos pedem um novo jogo Ninja Gaiden”, comentou Fumihiko Yasuda, chefe do Team Ninja. “O presidente da Koei Tecmo, Hisashi Koinuma, e o CEO da PlatinumGames, Atsushi Inaba, compartilham um relacionamento próximo, o que nos levou a explorar um esforço de desenvolvimento colaborativo. A PlatinumGames tinha a experiência que consideramos ideal para trabalhar em Ninja Gaiden e, com o apoio de Phil-san da Microsoft [Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming], as três empresas foram capazes de dar o próximo passo em direção à criação de um Ninja Gaiden totalmente novo”.
A história de Ninja Gaiden 4 continuará os eventos do terceiro título da série e os jogadores assumirão o papel de um novo protagonista, Yakumo. “Um tempo significativo se passou desde Ninja Gaiden 3, e os jogadores se encontrarão chegando em uma Tóquio horrivelmente transformada. Um dos temas principais desta história é o retorno do Dark Dragon, que mergulhou a cidade no caos. Dentro dessas condições inquietantes, Yakumo terá que enfrentar seus inimigos, bem como o formidável Mestre Ninja, Ryu Hayabusa”, explicou o produtor Yuji Nakao.
Sobre o novo ninja que substitui o antigo protagonista Ryu Hayabusa, Nakao esclareceu que “já que faz um tempo desde o último jogo, queríamos um novo herói para tornar a série mais acessível para novos jogadores. Claro, também queríamos que os fãs de longa data aproveitassem o jogo, então Ryu Hayabusa desempenha um papel significativo na história, servindo como um grande desafio e marco de crescimento para Yakumo. Ryu aparecerá ao longo do jogo e será jogável, garantindo que sua destreza e presença sejam profundamente sentidas em Ninja Gaiden 4”.
Jogabilidade traz novidades, mas alto desafio continua
O primeiro trailer de Ninja Gaiden 4 mostra novas mecânicas estilosas que incluem travessia usando fios e trilhos, mas Nakao assegurou que a essência da série – e principalmente o alto nível do desafio – serão mantidos.
“Adversidade é um conceito-chave para este jogo. Do começo ao fim de cada estágio e até mesmo nas transições entre eles, tudo é projetado para representar adversidade para Yakumo”, diz o produtor. “Para manter a tensão o tempo todo, adicionamos elementos de alta velocidade como ações baseadas em trilhos e fios para manter a sensação de desafio”.
A Tóquio encharcada de chuva, estilo cyberpunk, será um tema visual de destaque em Ninja Gaiden 4 e Nakao explica esta escolha da seguinte forma. “Em Ninja Gaiden 4, queríamos misturar elementos antigos e novos. Tóquio neste jogo foi drasticamente transformada pela influência do submundo, e é por isso que aparece dessa forma. A chuva é um tema visual importante neste jogo. Por exemplo, colocamos muito esforço em como os personagens parecem quando encharcados, como as gotas de chuva atingem o chão e vários outros efeitos”.
Ainda sobre o desafio característico da série, o produtor prometeu que os fãs que se acostumaram com o estilo impiedoso desde Ninja Gaiden 2 se sentirão em terreno familiar com Ninja Gaiden 4. “Reunimos os melhores aspectos da série e os elevamos para a geração atual. Pessoalmente, acredito que [o nível de dificuldade de] Ninja Gaiden 2 teve muitas qualidades de destaque, e acho que os fãs sentirão sua influência fortemente em Ninja Gaiden 4”.
“Uma das principais diferenças entre os jogos de ação modernos e Ninja Gaiden está no senso de justiça ao confrontar os inimigos”, disse Nakao, explicando a filosofia única de equilíbrio de jogo da série. “Os inimigos são projetados para serem mestres da defesa e especialistas em agressão implacável, mas os jogadores nunca sentem que estão em desvantagem injusta. Há um senso de equilíbrio que foi passado pela série, transcendendo as tendências atuais”.
“As rápidas mudanças entre ataque e defesa, o combate 1v1 quase como um jogo de luta — você verá esses elementos evoluírem em Ninja Gaiden 4. Ao mesmo tempo, garantimos que os jogadores que retornam se sintam imediatamente em casa quando pegarem o jogo”, concluiu.
Combate difícil, mas justo
O combate em Ninja Gaiden 4 será difícil como se espera, mas Yasuda garante que os jogadores terão sempre a sensação de uma luta justa, fruto de refinamento meticuloso da jogabilidade.
“A justiça no combate com inimigos só é possível quando a jogabilidade máxima é garantida. Para conseguir isso, nós pressionamos por um refinamento ainda mais profundo dos controles e outros aspectos. Eu sei que provavelmente parecia que estávamos sendo um pouco exigentes demais às vezes”, comentou o produtor.
Um dos recursos de destaque de Ninja Gaiden 4, que incorpora a experiência da série ao mesmo tempo em que introduz novos elementos, é a “Bloodraven Form” de Yakumo. Nakao descreveu isso como “uma técnica que manipula o sangue de si mesmo e dos inimigos, transformando-o em uma arma enorme capaz de cortar vários inimigos de uma vez”. Ele elaborou mais sobre como essa adição expande a jogabilidade tradicional da série.
“Yakumo luta usando a Forma Bloodraven, e quando certas condições são atendidas, ele pode desencadear um movimento chamado ‘Bloodbath Kill’, que instantaneamente divide os inimigos em um golpe.” Nakao explica que, enquanto as entradas anteriores encarregaram os jogadores de descobrir como abordar encontros com vários inimigos, Ninja Gaiden 4 está introduzindo outra maneira emocionante de lutar contra multidões: “Desta vez, adicionamos ataques de grande escala e alto dano com a Forma Bloodraven, permitindo que os jogadores instantaneamente virem a maré da batalha a seu favor”.
Este sistema introduz momentos de liberação de situações avassaladoras, oferecendo uma nova profundidade à jogabilidade que Nakao espera que tanto os novatos quanto os fãs que retornam apreciem.
Colaboração com o PlatinumGames
Sobre a escolha do PlatinumGames como co-desenvolvedor, Nakao comentou que vê algumas diferenças de estilo entre os jogos do estúdio de Osaka e as criações do Team Ninja, apesar de ambos terem DNA parecido e predileção pela ação frenética.
“Olhando para os títulos criados pela PlatinumGames, notamos diferenças claras na abordagem. Enquanto enfatizamos ataques chamativos e impactantes e experiências de momento a momento, a série Ninja Gaiden se concentra em oferecer uma sensação de jogabilidade refinada e satisfatória, culminando em uma experiência de ação geral excepcionalmente polida. Essa colaboração foi uma oportunidade de aprendizado verdadeiramente única para nós na PlatinumGames”.
Ninja Gaiden 4 será lançado no segundo semestre para PC, PS5 e Xbox Series X|S.