Misto de console e portátil, o Nintendo Switch é tido pela Nintendo mais como um substituto para o Wii U que a próxima geração da família de portáteis.
Em entrevista à Wired, o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, disse que o Switch não substituirá o 3DS e o portátil de tela 3D ainda tem “uma vida longa diante de si”.
Apesar dessa afirmação, Reggie deu a entender que o foco da Nintendo nos próximos anos estará no Switch e não mais no 3DS, que tem sido a plataforma mais vendida da Nintendo.
“Na nossa opinião, a Nintendo 3DS e o Nintendo Switch vão viver lado a lado… você terá o conteúdo mais novo e mais fresco disponível no Nintendo Switch, mas você tem uma biblioteca de mil jogos disponíveis no Nintendo 3DS, além de alguns novos títulos importantes vindo”.
Segundo o executivo, o Switch é essencialmente um novo console caseiro, embora tenha também a característica portátil.
“Eles vão coexistir muito bem. Já fizemos isso antes, gerenciando dois sistemas diferentes. Eu acho que há uma sensação de que o Nintendo Switch é um dispositivo portátil. É portátil. Mas em seu coração é um console doméstico que você pode levar com você em qualquer lugar.”
Na mesma entrevista, Reggie foi perguntado se os jogos clássicos comprados no Wii e Wii U poderão ser transferidos para o Switch ou se será necessário pagar de novo pelos mesmos títulos. O executivo respondeu que “entende a preocupação” e pediu para o público esperar por novas informações a respeito disso.