Uma nova patente registrada pela Sony indica que o PlayStation 5 deve ser capaz de rodar jogos dos sistemas anteriores, como o PlayStation 4.
A patente publicada em 31 de janeiro (mas registrada em 20 de janeiro de 2017), menciona o engenheiro Mark Cerny, arquiteto-chefe do PS4, e Simon Pilgrim, o principal programador da Sony Europa, como inventores. Não há menção direta ao PlayStation 5, mas ela detalha um processo em que um novo dispositivo é capaz de executar software criado em hardwares antigos, ou seja, retrocompatibilidade. Aparentemente, este novo dispositivo é capaz de “interpretar” a arquitetura de hardwares mais antigos, permitindo que a plataforma execute softwares antigos.
A retrocompatibilidade foi um trunfo da Sony para tornar o PlayStation 2 e PlayStation 3 mais atraentes em seus lançamentos, mas o recurso não apareceu no PlayStation 4. A Microsoft aproveitou a falha do rival para investir em um sistema de retrocompatibilidade para o Xbox One, convertendo os jogos do Xbox 360 um a um para o novo sistema.
Segundo rumores, kits de desenvolvimento do PlayStation 5 já estão circulando nos escritórios de grandes produtoras e os estúdios da Sony já estariam focados no desenvolvimento para o novo console, que pode ser lançado em 2020.