Uma nova patente registrada pela Sony mostra o que podem ser os menus do sistema do PlayStation 5.
A patente, descoberta pelo site TheGamePost, descreve um sistema dinâmico de interface do usuário semelhante ao que foi descrito pelo arquiteto do PlayStation 5, Mark Cerny.
As imagens mostram um design que parece ser uma evolução do layout XMB usado nos últimos dois consoles PlayStation. Uma das novidades seria o uso de “machine learning” para fornecer não apenas opções dinâmicas nos menus, mas dicas de jogos com base nas informações coletadas dos jogadores.
A patente descreve um sistema que pode determinar que o usuário tem tentado repetidamente superar um desafio em uma parte específica de um jogo e então fornece dicas para a jogabilidade atual no menu do sistema.
Estatísticas e vídeos baseados na sessão de jogo anterior do usuário apareceriam nos menus.
No início deste ano, a Sony registrou uma patente chamada “Direct Gameplay”, um recurso provável do PS5 que permitirá aos jogadores entrar em partes específicas dos jogos diretamente do menu inicial do console. O recurso permitiria que os usuários iniciassem diretamente em uma partida multiplayer, capítulo ou modo específico de jogo ao invés de progredir por uma série de menus e telas de carregamento.
Em entrevista à revista Wired no ano passado, Cerny revelou que o PS5 apresentaria uma interface “completamente renovada”, que permitirá aos jogadores inicializar diretamente em jogos multiplayer e exibir atividades online em tempo real.
A Sony vai mostrar os primeiros jogos do PS5 em uma apresentação pela internet nesta quinta-feira.