Um evento que reuniu estrelas do automobilismo de várias categorias no México provou aquilo que muitos já desconfiavam: pilotos do mundo virtual podem ser rápidos também no real. Neste caso, mais rápidos até que pilotos de ponta, com passagem pela Fórmula 1, como demonstrou o italiano Enzo Bonito, campeão de eSports, que superou o brasileiro Lucas di Grassi, da Fórmula E, em uma volta de classificação na Race of Champions do México.
Membro da Team Redline, uma das equipes de maior prestígio nos simuladores de corrida, e da nova equipe de automobilismo virtual da McLaren, Bonito é um nome conhecido de simuladores como Assetto Corsa, iRacing e Gran Turismo. Ele enfrentou Lucas di Grassi, ex-F1 e WEC e atual piloto da Fórmula E, em uma corrida com os carros Vuhl 05 numa pista de muitas curvas e baixa velocidade, similar a um kartódromo.
Na prova, o tempo de Bonito foi mais de meio segundo melhor que o do rival brasileiro, para a surpresa dos narradores do evento e fãs de automobilismo real, muitos ainda céticos em relação à capacidade de um piloto virtual disputar com um piloto real.
Na semana passada o brasileiro Igor Fraga sagrou-se campeão do torneio de eSports McLaren Shadow, organizado pela marca britânica. Ele, que também foi o campeão do primeiro campeonato oficial de Gran Turismo Sport, é um piloto nos mundos virtual e real.
Amazing stuff! #F1Esports star @EnzoBonito17 defeats Lucas di Grassi ??#ROCMexico pic.twitter.com/BERScaYD8c
— Formula 1 (@F1) January 19, 2019