O piloto brasileiro Igor Fraga, que compete no mundo real e virtual, venceu o McLaren Shadow Project, um torneio de automobilismo virtual organizado pela fabricante britânica e escuderia da F1.
Fraga, que em novembro venceu a Nations Cup no primeiro campeonato oficial de Gran Turismo Sport em Mônaco, disputou a final do McLaren Shadow Project contra concorrentes da Espanha, Portugal, Bahrein, China e Dinamarca, em corridas que envolveram vários jogos: Forza Motorsport 7, Real Racing 3, Project Cars 2, iRacing e rFactor 2. Antes, os pilotos foram submetidos a dois dias de testes de performance física e mental aplicados pela equipe da McLaren.
No primeiro dia das finais, Fraga terminou a corrida no simulador iRacing em sexto lugar após um choque com o muro na pista de Indianápolis. O brasileiro se recuperou na corrida seguinte, disputada em Forza Motorsport 7 no circuito da Catalunha, onde chegou em segundo lugar. Na terceira, usando o simulador Real Racing 3 em competição de voltas rápidas no circuito de Hockenheim, na Alemanha, Fraga ficou novamente em segundo lugar. A primeira vitória do brasileiro veio na quarta corrida, disputada em Project Cars 2, no Circuito das Américas nos EUA. Na última prova, usando o simulador rFactor 2 no Circuito de Silverstone, Inglaterra, ele acabou punido por queimar a largada e desclassificado ao exceder o limite de velocidade nos boxes, mas a pontuação geral já deixava Fraga em primeiro lugar.
A grande final foi disputada no simulador rFactor 2 no circuito de Sebring, EUA, e Fraga venceu de ponta a ponta. Além de conquistar o troféu, o brasileiro agora fará parte da equipe oficial de e-sports da McLaren e irá participar de programas de treinamento, além de trabalhar com o simulador usado pela equipe de F1.
“Ganhar o McLaren Shadow Project é um sonho que se tornou realidade”, disse Fraga. “A McLaren tem uma grande história e é uma equipe da qual eu tenho muito orgulho de fazer parte agora. Acredito que foi o meu desejo de vencer e o trabalho duro que coloquei dentro e fora da pista”.
Fraga compete no automobilismo real desde criança e este ano terminou em quarto lugar na USF2000, uma das categoria de acesso à Fórmula Indy nos Estados Unidos. Sem recursos financeiros para se manter nas competições do mundo real, o piloto decidiu focar sua carreira no automobilismo virtual, onde agora é o campeão de dois dos torneios mais disputados do mundo.