Ao pensar em jogos de cartas colecionáveis (CCGs), Hearthstone, da Blizzard, provavelmente salta para as mentes da maioria dos jogadores, e com muita razão. O jogo tem uma base de usuários superior a 70 milhões, segundo o IGN, e uma cena competitiva próspera nos eSports. Hearthstone destronou Magic: The Gathering (MTG) como o rei dos CCGs, devido ao custo exponencial das cartas de expansão do jogo, e sua má abordagem online, enquanto que Hearthstone oferece jogabilidade fluida, fácil abordagem para novos jogadores e uma grande experiência online, transformando este jogo de cartas em um sucesso online global.
Do papel para os eSports
Os jogos de cartas têm sido uma fonte de entretenimento desde a invenção do papel em si. Eles têm sido o cenário para jogadores de cartas e intérpretes desde que as cartas de tarô receberam um significado pelos aristocratas franceses no século XV. Hoje em dia, também são oferecidas versões online para jogar com elas, como o jogo das 3 cartas do Tarot de Marselha entre muitas outras. No entanto, o tarô não é o único jogo famoso da Idade Média que fez a transição do papel para uma versão online, já que como a Betway Casino relata na história do blackjack, ele já era jogado nos anos 1600 nas ruas de Sevilha, na Espanha, desde que o famoso escritor Miguel de Cervantes mencionou dois de seus personagens jogando uma versão antiga do blackjack atual (Veintiún), em um livro que foi publicado em 1605. A partir dessas versões antigas de jogos de cartas, vários novos jogos surgiram para o gamers, e Hearthstone tem sido um dos mais bem sucedidos na atualidade, conseguindo alcançar uma enorme base de fãs e se transformando em um eSport, com grandes prêmios em dinheiro nos torneios organizados pela Blizzard em torno dele, como a turnê do campeonato mundial, que oferece US$1 milhão para os vencedores.
GWENT: O primeiro candidato ao trono de Hearthstone
GWENT nasceu como um mini-jogo dentro do The Witcher 3, que foi nomeado do jogo do ano em 2016, onde os jogadores podiam coletar a forma in-card dos personagens do jogo, e batalhar em tabernas, florestas escuras e até mesmo em torneios. Ele foi tão bem recebido pelos gamers que uma versão autônoma foi desenvolvida pela CD Projekt RED, e recentemente lançada no modelo free-to-play. GWENT tem várias características que o distinguem de outros CCGs, como Magic e Hearthstone, uma vez que busca uma abordagem mais próxima dos jogos de tabuleiro do que os jogos mencionados anteriormente. Também é um dos poucos jogos de cartas no mercado que não tem um sistema de mana, portanto se um jogador quer jogar seus lendários primeiro, pode fazê-lo sem nenhum problema. Não há espera de sete turnos para estabelecer terra ou poder, e a mão inteira está aberta desde o começo do jogo. Também não há batalhas reais, e não há inimigos com um número específico de pontos para derrubar. GWENT é jogado em rodadas, e os jogadores precisam ganhar dois de três, simplesmente coletando mais pontos por rodada do que seus oponentes. O campo de batalha de GWENT é representado por três pistas de cada lado (Melee, Ranged e Siege), nas quais são jogadas unidades e magias associadas a essa pista específica. De acordo com o diário Record, jogar cartas mudou para sempre devido a GWENT, entre outras coisas, porque existem apenas 22 cartas no baralho de cada jogador, e por causa disso, de certo modo, as partidas do GWENT são como problemas matemáticos, já que jogadores experientes saberão o máximo de pontos disponíveis em cada baralho, e calcularão ativamente maneiras de inclinar a equação.
Eternal: Seguindo os passos de Magic
Eternal é um CCG que parece ser diretamente voltado para os fanáticos de Magic: The Gathering. Isso porque com a exclusão das cartas reais, Eternal é praticamente a reencarnação digital de MTG.
Eternal é um CCG que parece ser diretamente voltado para os fanáticos de Magic: The Gathering. Isso porque com a exclusão das cartas reais, Eternal é praticamente a reencarnação digital de MTG.
Eternal Card Game foi desenvolvido pela Dire Wolf, ao invés da Wizards of the Coast, quem desenvolveu a versão online de MTG, mas ele tem as mesmas cinco cores com correspondência direta com as identidades usadas no MTG: branco, verde, azul, vermelho, e preto. Mesmo assim, os decks multicoloridos no universo da Eternal correspondem bem aos seus homólogos do MTG. As cores não são a única herança do jogo Magic: The Gathering, já que este jogo também tem magias rápidas que podem ser jogadas a qualquer momento, durante a batalha ou no final do turno, e as “Ambush Creatures”, que funcionam como os minions no MTG. Além disso, a jogabilidade nas batalhas também é reacionária, tem diferentes modos de rascunho, e um jogador pode manter as cartas que escolhe. Com relação a isso, os pacotes de cartas da Eternal contém 12 cartas cada, e também é possível lutar contra oponentes da Inteligência Artificial do jogo, por ouro e cartas como recompensa. O Eternal está disponível para download no Steam e sua Steam Machine, Android e iOS, com uma similaridade ao Hearthstone neste caso, já que os jogadores podem sincronizar suas contas de PC com o telefone, e continuar jogando fora de casa. Claramente, a abordagem da Eternal é atrair o maior número de jogadores o mais rápido e fácil possível.
Ambos os jogos, GWENT e Eternal, têm uma audiência ampla no Twitch, YouTube e Reddit, e devido à sua crescente base de fãs eles estão tentando destronar Hearthstone no mundo dos CCGs. No entanto, um novo concorrente está prestes a aparecer, desta vez vindo da Valve: Artifact. Trata-se de jogo de cartas baseado em DOTA 2 que tem uma equipe de especialistas em eSports por trás dele, com o objetivo de criar uma cena competitiva ao redor do jogo. Além disso, foram prometidas interações de várias pistas juntamente com um sistema de venda e negociação para os jogadores dentro dele, e isso é algo que Hearthstone, Gwent e Eternal ainda não têm. Artifact será lançado em 28 de novembro, e será adicionado aos contendores para assumir o trono de Hearthstone.