Polêmica sem fim: Bethesda deu bolsas de lona de Fallout 76 de graça para influenciadores

O vexame do lançamento de Fallout 76 ganhou mais um episódio que mancha ainda mais a imagem da editora Bethesda. Agora foi descoberto que a empresa produziu as bolsas de lona que prometeu – mas não entregou – aos compradores da edição de colecionador de Fallout 76, mas resolveu dá-las de graça a “influenciadores”.

Recapitulando os eventos que constituíram o fiasco do lançamento de Fallout 76, além de lançar um jogo mal acabado e que foi execrado pela crítica, a Bethesda anunciou que um dos itens da edição de colecionador de Fallout 76 seria uma bolsa de lona, mas os compradores acabaram recebendo uma versão barata de nylon, bem distante da qualidade exibida nos anúncios sobre o item. A editora tentou disfarçar o detalhe editando a descrição dos itens, mas muitos haviam salvado imagens do material promocional e mesmo o site oficial ainda mostrava a bolsa de lona original em uma imagem.

A reação da Bethesda às reclamações dos compradores deu uma nova dimensão ao problema. Ao invés de entregar a bolsa de lona prometida ou reembolsar os compradores, a empresa respondeu que o modelo anunciado era um protótipo e ela descobriu tardiamente que a bolsa seria cara demais para produzir, embora a edição de colecionador, que também contém um capacete, custasse US$ 200. “A bolsa mostrada na mídia era um protótipo e era muito cara para ser feita. Não estamos planejando fazer nada a respeito”, respondeu a Bethesda na ocasião, antes de oferecer módicos US$ 5 de compensação na forma de moeda virtual para o jogo, o que enfureceu ainda mais os fãs.

Agora, foi descoberto que a Bethesda fez bolsas de lona de Fallout 76 um pouco diferentes daquelas mostradas no material da edição de colecionador, mas ao invés de enviá-las aos compradores como prometido, optou por distribuí-las como presentes a influenciadores digitais. Vídeos com o item foram vistos no YouTube durante rituais de “abertura de caixa”.

Consumidores e advogados nos Estados Unidos estão coletando material para iniciar uma ação contra a Bethesda por conta não apenas do caso das bolsas como pelo estado de Fallout 76 no lançamento, que seria “injogável”.

TTT