A Rockstar Games reivindicou 37,6 milhões de libras esterlinas em isenção fiscal no Reino Unido através de um programa de incentivo cultural local similar à Lei Rouanet ou Lei do Audiovisual. O montante é o maior já solicitado pela produtora baseada em Edimburgo, na Escócia, e indica que um projeto muito caro está em curso, provavelmente Grand Theft Auto VI.
Segundo a Tax Watch UK, um think tank que investiga evasão fiscal no Reino Unido, a Rockstar Games reportou no exercício 2018/2019 um pedido enorme de isenção fiscal ao Video Game Tax Relief Fund, que é um programa destinado a aliviar os impostos para empresas do Reino Unido que façam investimentos em obras culturais tipicamente britânicas e, neste caso, em forma de videogame.
Em teoria, o programa de isenção fiscal exige que a parte interessada se enquadre em vários critérios de relevância cultural. Itens como cenário, a localização do(s) estúdio(s), seus funcionários, sua contribuição cultural e se o jogo “reflete a criatividade britânica” são categorias nas quais o jogo é julgado. Se o estúdio e o produto obtiverem mais da metade dos 31 pontos possíveis, eles se qualificam para a redução de impostos.
Em 2018/2019, a Rockstar North, baseada em Edimburgo, reivindicou quase 40% do montante de isenção fiscal pedido no programa, o que chamou a atenção do Tax Watch UK. A princípio, o Video Game Tax Relief Fund deveria incentivar pequenas empresas e produções, o que não condiz com o caso da Rockstar North, que é extremamente rica, lucrativa e autora de um produto que não dissemina a cultura britânica.
A Tax Watch UK observa que a Rockstar não pagou impostos de 2009 e 2018, mesmo gerando um lucro estimado de 4,1 bilhões de libras esterlinas durante esses nove anos. O think tank acrescentou que a empresa absorveu um quarto de todo o alívio fiscal reivindicado ao governo desde o início do fundo com apenas dois jogos. Esse fato é crítico para os rumores sobre Grand Theft Auto VI, porque naquele período “a empresa não registrou nenhum outro jogo como sendo ‘culturalmente britânico’ desde GTA V”. Sendo assim, a Tax Watch UK está confiante de que os 37 milhões de libras em isenção de impostos recebidos pela Rockstar Games “se relacionam à produção da próxima edição de GTA, que está prevista para ser lançada em breve”.
O montante de isenção fiscal reportado pela Rockstar indica que seu próximo projeto custará muito mais do que os US$ 137 milhões gastos em GTA V, o que muito provavelmente significa que Grand Theft Auto VI está em produção há alguns anos.
Após a Tax Watch UK publicar sua descoberta, a Rockstar divulgou uma declaração dizendo que os benefícios fiscais permitiram à empresa criar mais de 1.000 empregos no Reino Unido.
“O programa do Reino Unido para apoiar o crescimento de uma ampla gama de indústrias criativas por meio de benefícios fiscais é um sucesso comprovado. O programa resultou diretamente na Rockstar Games aumentando significativamente seu investimento no Reino Unido, criando mais de 1.000 empregos altamente qualificados e de longo prazo em Londres, Lincoln, Yorkshire e Escócia. Esse investimento e o sucesso dos videogames britânicos apoiados pelo programa não apenas contribuem significativamente para a economia e as receitas fiscais do Reino Unido, mas também ajudam a solidificar a posição do Reino Unido na vanguarda do desenvolvimento de videogames no futuro”, afirmou a Rockstar.
Com o lançamento do PlayStation 5 e Xbox Series X no final de 2020, é provável que a Rockstar esteja preparando Grand Theft Auto VI para ser o GTA da nova geração.