Determinada a adaptar todas as suas franquias para o cinema ou TV depois do sucesso dos filmes de Sonic, a Sega firmou uma parceria com a Universal Pictures para criar um filme baseado em Shinobi, série originada nos anos 80 e que está hibernando desde 2011.
O filme de Shinobi será dirigido por Sam Hargrave, coordenador de dublês de vários filmes da Marvel e diretor dos populares filmes de ação Resgate e Resgate 2 na Netflix. Ele será apoiado pelo roteirista Ken Kobayashi, pelos produtores executivos Mike Goldberg e Timothy I. Stevenson, bem como pelos produtores Marc Platt e Adam Siegel, da Marc Platt Productions, Dmitri M. Johnson e Toru Nakahara, da própria Sega.
Embora tenha nascido em 1987 e tenha rendido quinze jogos para diversas plataformas, contando spin-offs e novas versões, a franquia Shinobi tem apenas cerca de cinco milhões de cópias vendidas em todo o mundo, segundo a Sega. Na falta de um novo jogo desde Shinobi 3DS de 2011, a produtora japonesa incluiu a série em sua grande operação para reviver franquias adormecidas com novos jogos ao longo dos próximos anos. Além de um novo Shinobi, estão em desenvolvimento jogos de Streets of Rage, Golden Axe, Crazy Taxi e Jet Set Radio.