Sega vai relançar Shenmue e Shenmue II no PC, PS4 e Xbox One

A Sega anunciou que irá relançar os cultuados Shenmue e Shenmue II no PC, PlayStation 4 e Xbox One ainda este ano.

Os jogos que marcaram a era do Dreamcast pela ambição e jogabilidade em mundo aberto serão oferecidos em um pacote duplo, que a Sega diz ser a “versão definitiva” da saga de vingança.

Shenmue e Shenmue II não serão totalmente remasterizados, mas a Sega promete recursos novos, como uma interface de usuário renovada, opções de controle modernas, dublagem em inglês e japonês e resolução de tela superior. O pacote custará US$ 29,99 e será oferecido em mídia física e digital.

Após consumir um orçamento de dezenas de milhões, algo incomum para a época, Shenmue foi lançado para o Dreamcast em 1999, quando o console se encontrava em uma situação difícil no mercado, ofuscado pelo enorme sucesso do PlayStation e ameaçado pelo mais moderno PlayStation 2 que chegaria no ano seguinte. O jogo não entusiasmou muito a crítica e acabou apressando o fim do Dreamcast e a desistência da Sega de continuar investindo em jogos caros. Para os fãs da empresa japonesa, Shenmue deixou a memória de um jogo em mundo aberto ambicioso e com qualidades que passaram a ser mais admiradas com o passar dos anos, algo típico de um título “cult”.

Como um dos pioneiros do estilo “sandbox”, Shenmue permitia várias atividades paralelas para o jogador, como conseguir um emprego e participar de inúmeros mini-games, incluindo corrida de patos e jogos de cartas, similar ao casino online tão popular hoje em dia.

Com o fim antecipado do Dreamcast no mercado americano, a sequência de Shenmue foi lançada no Japão e Europa, mas negociada com a Microsoft para se tornar um título exclusivo de Xbox nos Estados Unidos.

Atualmente, o criador da série, Yu Suzuki, está produzindo Shenmue III para o PC e PlayStation 4 e deve lançá-lo até o final do ano.

TTT