Fãs de bons jogos podem ter ficado decepcionados pela decisão da Konami de abrir mão do designer Hideo Kojima e suas super-produções, mas do ponto de vista dos negócios, a decisão de enxugar as operações parece ter sido sensata. A produtora japonesa divulgou hoje o balanço do último ano, revelando lucros bem acima do que obteve em 2015, quando Metal Gear Solid V foi lançado.
A nova Konami, agora focada em pequenos jogos para plataformas móveis, máquinas de pachinko e academias de ginástica, reportou um incremento de cerca de 70% em seus lucros no fim do terceiro trimestre do ano fiscal 2016-2017. O bom resultado se deve principalmente à drástica redução de custos operacionais, uma vez que o faturamento caiu em 8,5%, mas o enxugamento da operação trouxe uma economia bem mais significativa.
A maior parte dos lucros da Konami ainda vem dos jogos, mas agora trata-se dos pequenos jogos para smartphones. Os lançamentos mais bem sucedidos do último ano foram Yu-Gi-Oh! Duel Links, que teve 25 milhões de downloads, e Jikkyou Powerful Soccer, que conseguiu 5 milhões de downloads. Jogos mais antigos como Jikkyou Powerful Puro Yakyū e Professional Baseball Spirits A chegaram a 29 milhões e 7 milhões de downloads no final de 2016.
Para o próximo ano a Konami tem apenas três jogos tradicionais planejados: Metal Gear Survive para PC e consoles, Super Bomberman R para Nintendo Switch e o tradicional PES anual.