A Denuvo anunciou que sua tecnologia de proteção anti-pirataria agora está disponível para os desenvolvedores do Switch, o que pode ajudá-los a conter a pirataria no console, viabilizada principalmente pelos emuladores no PC e Mac.
A empresa é a primeiro parceira de segurança a ser adicionada ao Nintendo Developer Portal, que reúne ferramentas de desenvolvimento do Switch.
A primeira das ferramentas da Denuvo no Switch é justamente a “Nintendo Switch Emulator Protection”, uma tecnologia que promete impedir que os jogos funcionem fora das condições normais.
“Mesmo que um jogo esteja protegido contra pirataria em sua versão para PC, a versão lançada no Nintendo Switch pode ser emulada desde o primeiro dia e jogada no PC, contornando assim as fortes proteções oferecidas na versão para PC”, diz a empresa. “Isso pode acontecer com qualquer um dos inúmeros jogos disponíveis no Nintendo Switch”.
“Ao bloquear emulações não autorizadas no PC, os estúdios conseguem aumentar sua receita durante a janela de lançamento do jogo, que é o período mais importante para a monetização. A proteção do emulador do Nintendo Switch garantirá que qualquer pessoa que deseje jogar o jogo tenha que comprar uma cópia legítima”, anunciou a Denuvo.
“Tal como acontece com todas as outras soluções Denuvo, a tecnologia integra-se perfeitamente na cadeia de ferramentas de construção sem impacto na experiência de jogo. Em seguida, permite a inserção de verificações no código, o que bloqueia a jogabilidade em emuladores”.
Enquanto isso, a própria Nintendo vem tentando impedir a emulação do Switch no PC e Mac com medidas legais e solicitações de remoção de DMCA, muitas delas direcionadas ao repositório de software GitHub, onde são compartilhados códigos para destravar jogos do Switch, entre outros hacks.