Um sucessor do PlayStation Vita parece cada vez mais improvável agora que a própria Sony admitiu que o mercado de portáteis deixou de ser uma preocupação.
Em uma conversa com o site da Time, o chefe do PlayStation na América do Norte, Shawn Layden, disse que o PlayStation Vita “não atingiu uma massa crítica nos Estados Unidos ou Europa ocidental”.
“Eu não sei se era mais tecnologia que as pessoas tinham que carregar, ou mais coisas para carregar a bateria, ou se seu telefone ou tablet estavam cuidando disso. Mas, uma vez que o conteúdo desacelerou nessa via, tornou-se difícil manter o Vita como uma preocupação”, disse Layden.
Apesar de praticamente descartar a continuidade da Sony no mercado de portáteis, Layden viu com bons olhos a iniciativa da Nintendo com o Switch, que mistura console tradicional com portátil de forma inovadora.
“É definitivamente o que a base de fãs da Nintendo esperava”, concluiu Layden. “Quando você olha para nossos números, acho que eles mostram que muitos jogadores são uma família de dois consoles. Muitas vezes, esses dois consoles são PlayStation e Nintendo sentados lado a lado”.
O PlayStation Vita deixou de merecer atenção da Sony nos mercados ocidentais há alguns anos, mas no Japão o portátil ainda demonstra algum fôlego e tem lançamentos regulares de jogos, bem como de versões com novas cores.