Sony anuncia que vai parar de produzir o PlayStation 3

ps3
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Pouco mais de uma década após ser lançado, o PlayStation 3 vai parar de ser produzido no Japão.

Em seu site oficial, a Sony anunciou o encerramento da produção do console e o fim dos envios de unidades às lojas em breve.

O PlayStation 3 foi lançado originalmente em novembro de 2006, um ano após a chegada de seu principal rival, o Xbox 360. O atraso não foi o único problema para a Sony, que parecia excessivamente confiante após o sucesso do PlayStation 2 e acabou criando um console cheio de pontos fracos que puderam ser explorados pela Microsoft.

A arrogância da empresa podia ser percebida nas declarações de seus executivos, como quando o presidente da Sony Computer Entertainment of America e hoje CEO da Sony, Kaz Hirai, menosprezou o atraso em relação ao Xbox 360 dizendo que “a nova geração só começa quando nós [a Sony] falarmos que começa”, ou nos comentários recorrentes de que o PlayStation 3 seria muito mais poderoso que o Xbox 360, o que o tempo acabou mostrando não ser verdade.

O PlayStation 3 não apenas se mostrou menos poderoso que o Xbox 360, apesar de ter uma CPU mais capaz, porém muito difícil de usar, como também surgiu com um design considerado pouco atraente, comparado na época ao de um Grill George Foreman. Além disso, quatro portas USB, uma função de sensor de movimento improvisada no controle Sixaxis e uma nova marca que usava a tipografia do filme Homem-Aranha revelavam os excessos dos engenheiros e designers.

A sucessão de erros no design original do PlayStation 3 custou caro para a Sony. O console sempre vendeu menos que o Xbox 360 nos Estados Unidos, o maior mercado mundial, e por muito tempo também foi superado pelo rival na Europa. No Japão, onde a marca Xbox sofre grande rejeição, o PlayStation 3 se dava melhor, mas ainda era eclipsado pelo surpreendente desempenho do Wii.

A Sony corrigiu muitos dos problemas do PlayStation 3 nos anos seguintes, abandonando o controle Sixaxis em favor da marca DualShock original, voltando com a tipografia e o logo original do PlayStation e lançando um modelo Slim, com design mais elegante, em 2009. Em 2012, outro modelo, Super Slim, foi introduzido no mercado.

Os problemas no design acabaram sendo aliviados com o investimento da Sony em várias franquias bem sucedidas, como Uncharted, The Last of Us, LittleBigPlanet, Heavy Rain, God of War e Gran Turismo, além de jogos menores como Flower e Journey. O PlayStation 3 encerra sua história com mais de 83 milhões de consoles vendidos mundialmente.

TTT