Os primeiros detalhes do PlayStation 5 foram revelados pelo arquiteto chefe do projeto, Mark Cerny, em uma entrevista à revista Wired.
Cerny, que também foi o arquiteto do PlayStation 4, confirmou um detalhe que era especulado desde que a Sony registrou uma patente no ano passado: o PlayStation 5 será capaz de rodar os jogos do PlayStation 4. A retrocompatibilidade na linha PlayStation existiu até o PlayStation 3, mas foi interrompida com o PlayStation 4, embora muitos jogos antigos tenham sido lançados em versões remasterizadas.
Outro detalhe antecipado por Cerny é a existência do leitor de disco no PlayStation 5, neste caso contrariando as especulações sobre o fim da mídia física na próxima geração.
Naturalmente, o PlayStation 5 dará um novo salto tecnológico, aumentando consideravelmente as especificações técnicas do hardware em relação ao PlayStation 4. O processador do PlayStation 5 será baseado na terceira geração da linha Ryzen da AMD e terá oito núcleos da nova microarquitetura Zenn de 7nm. Já a GPU será uma versão personalizada da família Navi da Radeon, capaz de gerar ray tracing em tempo real — técnica que simula interações complexas de luz em ambientes 3D e que até muito recentemente era possível apenas no cinema e em cenas pré-renderizadas.
O novo console também terá SSD substituindo o HD e conseguirá resoluções até 8K.
Cerny também disse que a Sony ainda não está pronta para anunciar a data de lançamento do PlayStation 5, mas garantiu que o console não sai em 2019. Analistas e observadores do mercado especulam há algum tempo que o PlayStation 5 e o novo Xbox devem sair em 2020. O fato da Sony já estar falando publicamente sobre o novo console indica que o lançamento está próximo e um anúncio formal pode ser feito ainda este ano.
Precisa saber de mais detalhes sobre a retrocompatibilidade.
Será que vão sair updates de software que liberam os jogos de PS4 a rodarem com mais frames e maior resolução?
Se vai ter retro é claro que deve ter leitor de disco. Uma coisa não funciona sem a outra.