Desaparecida desde 2014, quando deixou uma má impressão com Yaiba: Ninja Gaiden Z, a série Ninja Gaiden pode voltar, se depender da vontade de alguns no estúdio Team Ninja.
Em entrevista, o diretor de Nioh 2, Fumihiko Yasuda, revelou que os membros principais do estúdio querem fazer um novo Ninja Gaiden. Além disso, eles sabem que muitos fãs também querem o retorno da série, e isso pode ser viabilizado graças a um novo cenário favorável a jogos de ninja.
“Os membros principais da equipe que trabalhou em Ninja Gaiden querem fazer um novo jogo”, disse Yasuda ao site IGN. “Sabemos que alguns fãs queriam Ninja Gaiden mais do que Nioh 2. Agora vemos muitos jogos de ninjas como Sekiro: Shadows Die Twice e vemos muitas inspirações boas nesses jogos, por isso esperamos entregar boas notícias um dia”.
Ninja Gaiden estreou em 1988 como um jogo de rolagem lateral para os arcades e consoles da época, como o NES. Sequências vieram nos anos seguintes, mas a série foi interrompida já no começo dos anos 90. Em 2004, Ninja Gaiden ressurgiu como um jogo 3D para Xbox e ficou famoso por seu altíssimo nível de dificuldade, algo que agradou o público “hardcore” dos games.
Com a fórmula de 2004 mostrando fadiga e as críticas negativas desde Ninja Gaiden 3, o Team Ninja resolveu focar em Nioh e Dead or Alive na última década. Agora, com a popularidade de jogos como Sekiro e a nostalgia mais uma vez batendo à porta dos fãs do Team Ninja, parece ser o momento para um segundo reboot.