A Microsoft confirmou que o Xbox Series X também terá suporte a ray-tracing de áudio, uma tecnologia que simula as variações do som propagado em diferentes ambientes.
O detalhe foi comentado por Jason Ronald, diretor de gerenciamento de programas do Xbox, durante um podcast com o Larry “Major Nelson” Hryb da Microsoft.
“O ray tracing sempre foi realmente o Santo Graal em computação gráfica”, disse ele. “As técnicas de ray tracing existem há muitos e muitos anos, mas nunca tivemos o poder de fazer isso em tempo real”.
“Agora, com a introdução do ray tracing acelerado por hardware com o Xbox Series X, podemos realmente habilitar um novo conjunto de cenários, seja iluminação mais realista, reflexões melhores, podemos usá-lo para coisas como áudio espacial e ray tracing de áudio para que você se sinta muito mais imerso”.
“O que realmente focamos é impulsionar o próximo nível de imersão em suas experiências de jogo, e isso se aplica tanto ao visual quanto à experiência de áudio que você tem”, acrescentou Ronald.
O ray tracing de áudio segue o mesmo conceito do ray tracing gráfico. Em ambos os casos, a tecnologia interpreta as interações de ondas por ambientes tridimensionais – no caso dos gráficos, os raios de luz, e no caso do áudio, as ondas sonoras – para criar uma simulação extremamente realista e precisa.
A tecnologia já havia sido confirmada para o PlayStation 5 pelo engenheiro Mark Cerny, que disse no ano passado: “Como jogador, tem sido um pouco frustrante que o áudio não tenha mudado muito entre o PlayStation 3 e o PlayStation 4. Com o próximo console, o sonho é mostrar o quão diferente a experiência de áudio pode ser quando aplicamos quantidades significativas de poder de hardware nele”.
O Xbox Series X e o PlayStation 5 serão lançados no final de 2020.