O PlayStation 5 deve ser lançado apenas em 2020, na opinião da maioria dos desenvolvedores de jogos ouvidos pelo site Kotaku.
Recentemente, surgiram rumores sobre kits de desenvolvimento do PlayStation 5 já nas mãos de desenvolvedores de jogos e um site chegou a noticiar que o console poderia sair ainda este ano, o que soou mais como um artigo “click-bait” que algo factível. Mas é certo que a Sony está desenvolvendo o sucessor do PlayStation 4 já há algum tempo e discussões têm sido conduzidas nos bastidores com alguns desenvolvedores.
O jornalista do Kotaku diz ter falado com vários desenvolvedores ao longo do último mês e apenas dois deles admitiram ter sido informados pela Sony sobre o PlayStation 5. Esses dois disseram que é improvável que o console seja lançado em 2019 e sobre a possibilidade dele sair ainda este ano, um deles reagiu com risadas.
“Em um projeto de vários anos, muita coisa pode acontecer para mudar o cronograma tanto para frente quanto para trás”, disse uma pessoa ouvida pelo site. “Em algum momento, a Sony provavelmente analisou todas as datas possíveis. O que importa é o que eles acham que é o melhor ponto ideal em termos de hardware”. Ou seja, a Sony precisa considerar quanto tempo espera antes de ver a concorrência (como a Microsoft) se mover e por quanto tempo o PS4 tem força no mercado. Um grande intervalo de tempo em relação ao concorrente sem oferecer um hardware significativamente melhor, como ocorreu com o PS3 lançado um ano após o Xbox 360, seria um erro estratégico improvável de se repetir.
Sobre os kits de desenvolvimento, os desenvolvedores confirmaram aquilo que já era sabido pelos jornalistas e boa parte do público: as primeiras versões dos kits de desenvolvimento são meros PCs equipados com hardware similar ao que a fabricante vislumbra para o console e eles costumam aparecer cerca de dois anos antes do lançamento do aparelho. Neste contexto, seria coerente a notícia da posse de kits de desenvolvimento iniciais por parte de desenvolvedores bem selecionados e um lançamento do PlayStation 5 em 2020.
Os kits de desenvolvimento completos, isto é, com hardware e software próprios, normalmente são distribuídos um ano antes do console ser lançado. Antes disso, desenvolvedores que pretendem adiantar projetos podem iniciar o desenvolvimento em PCs com ferramentas como o Unity e Unreal Engine e irem adaptando o código aos novos kits.
O site também lembra que os primeiros kits de desenvolvimento ficam muito bem escondidos e a Sony chega a pedir que o desenvolvedor os guarde em uma sala com acesso restrito. Somente produtoras de grande credibilidade, como EA e Ubisoft, teriam kits em estágio tão inicial.
Os primeiros consoles na linha PlayStation foram sucedidos por novas gerações a cada cinco anos, mas este intervalo aumentou com o PlayStation 4, que saiu sete anos após o PlayStation 3. Se a Sony pretender manter este intervalo, o PlayStation 5 chega ao mercado em 2020.