Depois de lacrar e não lucrar, a EA dispensou o diretor de Dragon Age: The Veilguard e estaria considerando o fechamento do BioWare Edmonton, o principal estúdio do grupo.
Em um e-mail endereçado a seus colegas de BioWare, Corinne Busche, diretor de Dragon Age: The Veilguard, escreveu: “É difícil acreditar que estou escrevendo estas palavras, mas aqui vai: é hora de me despedir. Hoje é meu último dia na BioWare e na EA”.
“Depois de tanta contemplação, decidi buscar um novo desafio e um novo projeto, fazendo o que mais amo: criar RPGs. Não foi uma decisão fácil, como quero dizer quando digo que amo a BioWare, a equipe do Dragon Age e o que todos nós conquistamos juntos. Meu tempo com todos vocês foi o ponto alto da minha carreira”, escreveu Busche, que foi designer de The Sims 3: Into the Future antes de liderar o desenvolvimento de The Veilguard.
“Se eu puder deixar um conselho, é este: todos nós sabemos que fazer jogos é difícil. É parte do motivo pelo qual fazemos isso. Mas fazer jogos também tem a ver com as pessoas e a confiança que temos uns nos outros. Então, aproveite o tempo para celebrar as vitórias e elevar uns aos outros. O desafio e o trabalho sempre estarão lá, mas os momentos que temos uns com os outros são preciosos e poucos”, se despediu o diretor.
Segundo rumores, a EA estaria considerando o fechamento do BioWare Edmonton, o maior estúdio da BioWare inaugurado há cinco anos na cidade canadense. A decisão, porém, seria anunciada apenas em fevereiro, pouco antes da reunião trimestral que a EA faz com seus funcionários.
Embora tenha sido elogiado por boa parte da crítica e ficado com a média 82% no agregador Metacritic, Dragon Age: The Veilguard foi rejeitado pelo público e chamou mais atenção durante o lançamento pelas interações bizarras de seus personagens “não-binários” que por suas qualidades de RPG.
A Electronic Arts não divulgou o número de cópias vendidas de Dragon Age: The Veilguard, mas segundo a apuração de empresas de pesquisa de mercado como a Circana (NPD), o volume total de vendas teria ficado abaixo de 2 milhões de cópias. A expectativa da EA seria de vender no mínimo 3 milhões de cópias, o que já era um número bem modesto quando se lembra que o antecessor na série, Dragon Age: Inquisition, vendeu 12 milhões.