O Facebook lançou hoje o Facebook Gaming, um aplicativo de streaming de jogos para concorrer com o Twitch da Amazon e o YouTube do Google.
O aplicativo gratuito foi desenvolvido principalmente para criar e assistir transmissões de jogabilidade ao vivo, mas também incluirá alguns jogos casuais e acesso a comunidades de jogos.
O Facebook Gaming já está disponível em dispositivos Android e atualmente aguarda aprovação no iOS. O plano inicial era de realizar o lançamento em junho, mas o Facebook decidiu antecipar a estreia por conta das circunstâncias do isolamento social.
“Investir em jogos em geral se tornou uma prioridade para nós, porque vemos os jogos como uma forma de entretenimento que realmente conecta as pessoas”, disse Fidji Simo, chefe do projeto Facebook Gaming. “É um entretenimento que não é apenas uma forma de consumo passivo, mas um entretenimento que é interativo e une as pessoas”.
O streaming de jogos já podia ser feito no Facebook por meio do aplicativo ou site principal do Facebook, mas agora, com o Facebook Gaming, isso será mais fácil. No mercado de streaming de jogos, o Facebook é o número 3 no total de horas assistidas, atrás do YouTube e do Twitch.
O Facebook afirma que mais de 700 milhões de seus 2,5 bilhões de usuários mensais já se envolveram com conteúdo de jogos.
Simo disse que a pandemia convenceu a empresa a acelerar outros projetos de jogos, incluindo um novo recurso do torneio. “Estamos vendo um grande aumento nos jogos durante a quarentena”, disse ela.
A princípio o Facebook não exibirá anúncios nas transmissões, mas pretende lucrar obtendo parte da receita de um sistema de doações do público aos criadores de conteúdo.