Dando mais um indício de que pretende voltar a publicar jogos para as plataformas tradicionais, a Konami anunciou que publicará o jogo de tiro Cygni: All Guns Blazing, em desenvolvimento pelo estúdio escocês KeelWorks.
Apesar de ser inspirado nos clássicos shoot’em up das décadas de 80 e 90, Cygni chama a atenção pelo visual cinematográfico, condizente com o currículo dos fundadores do KeelWorks, que trabalhavam no cinema e animação.
O jogo se passa no planeta Cygni, onde os jogadores assumem o controle de um dos últimos pilotos em uma colônia que foi quase destruída após um ataque surpresa por uma raça alienígena biomecânica. Os jogadores devem atravessar o planeta e defender Cygni do bombardeio alienígena, sozinhos ou em modo cooperativo para dois jogadores.
O KeelWorks foi fundado pelos irmãos libaneses Meher e Nareg Kalenderian e pela parceira de Nareg, Helen Saouma. Enquanto Meher vive na Escócia há alguns anos, Nareg e Helen começaram a colaborar com o projeto de seus apartamentos em Beirute, mas depois de sofrerem com vários problemas, incluindo cortes de energia, conexão fraca à Internet e a crise política e econômica do país, acabaram se mudando para formar uma equipe na Escócia.
Nareg já trabalhou na Pixar e foi o principal artista VFX em alguns filmes de Hollywood, enquanto Helen também trabalhou no cinema e TV. Após impressionar a Konami e assinar um contrato de publicação, a equipe pretende se expandir para cumprir as ambições do jogo.
“Como uma pequena empresa independente, a KeelWorks precisava de um investimento para aumentar sua equipe e dedicar toda a sua atenção e tempo ao desenvolvimento de seu primeiro empreendimento, Cygni”, disse Meher em um comunicado.
“De todas as editoras com quem falamos, nossa comunicação com a Konami foi diferente desde o início e se destacou entre as demais. Com uma longa e ampla história de trabalho em shmups clássicos, a Konami reconheceu imediatamente a direção que Cygni estava tomando e decidiu apostar em seu resultado potencial”.
“No entanto, o que mais nos persuadiu e encorajou a nos comprometer com a Konami foi a ânsia de sua equipe em investir não apenas no jogo em si, mas também nas pessoas por trás dele. Ficamos honrados com sua abordagem. Estamos absolutamente encantados com esta parceria e mal podemos esperar para compartilhar mais atualizações sobre o Cygni no devido tempo”.
Richard Jones, gerente de estratégia de desenvolvimento da Konami Digital Entertainment B.V., comentou: “Estamos muito entusiasmados em anunciar nossa parceria com a KeelWorks. O estúdio é jovem e talentoso e é uma verdadeira honra trabalhar com eles em um projeto tão grande como Cygni. Desde a primeira vez que jogamos, nós sabíamos que incorporava o DNA dos jogos clássicos da Konami e um dos nossos objetivos do programa de produção é trabalhar em jogos que evocam o espírito desses clássicos. A mecânica de jogo de alta octanagem, o design elegante e os belos gráficos do Cygni parecem uma modernização perfeita do jogo de tiros”.
Cygni está em desenvolvimento para PC e consoles e por enquanto não tem data de lançamento definida.