Mass Effect: Andromeda não empolga nas primeiras análises

masseffectandromeda
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A suspeita de que Mass Effect: Andromeda pudesse não honrar a reputação da primeira trilogia parece ter se confirmado nas primeiras análises publicadas em sites internacionais. O novo RPG da BioWare está com a média 75 no agregador Metacritic, de longe a mais baixa de um jogo da série.

Até entre quem gostou de Mass Effect: Andromeda e deu uma nota boa, como o 8/10 do Game Informer, há o sentimento de decepção. “Quando considerado como sua própria viagem (e não em comparação com a saga de Shepard), Mass Effect: Andromeda é divertido, e as partes importantes funcionam. A narrativa não é surpreendente, mas mantém você intrigado e interessado em ver o que vem pela frente. O combate é divertido seja em um jogador ou multiplayer. A tripulação não é a minha favorita, mas eu gostei deles e eles têm alguns bons momentos. Mesmo com outros problemas, estas são as maiores forças moldando sua experiência com Mass Effect: Andromeda, e elas fazem valer a pena jogar. Ao mesmo tempo, fiquei muitas vezes olhando através de uma névoa de inconvenientes e sonhando com como o jogo poderia ter sido”, escreveu o avaliador.

Sentimento parecido teve o Polygon, que deu a nota 7,5/10 e publicou as seguintes considerações: “Vamos ser claros: estou em conflito com Mass Effect: Andromeda. Há muita aspereza ao longo do jogo, e as questões técnicas, embora não sejam rompantes, muitas vezes são incrivelmente perturbadoras. Mas é sobre meu tempo com o elenco que eu ainda estou pensando, e os mistérios sobre o mundo que não foram respondidos que me fazem esperar por mais um novo Mass Effect. E se estou julgando um jogo por onde ele me deixa, Andromeda é bem sucedido, mesmo que ele tenha tropeçado para chegar lá”.

O Games Radar concorda que o jogo não é ruim, mas está muito aquém do que se esperava para um reboot da franquia. “Com um pouco mais de foco, Andromeda poderia ter sido um grande jogo. A premissa de explorar uma nova fronteira no espaço é emocionante e original, e o elenco de personagens que habitam este novo mundo – sejam as raças novas ou as pessoas que você trouxe consigo da Via Láctea – são mais interessantes do que não. Alguns dos mundos têm uma beleza real, e a história principal em si é atraente o suficiente para levá-lo feliz até o fim. Mas há muitas missões desnecessárias. Muito jargão técnico. Muita luta para um jogo com um sistema de luta pobre. Demasiadas animações pouco inteligentes e missões desnecessárias entre as coisas que realmente são divertidas de fazer. Coloque a experiência resultante ao lado de jogos infinitamente mais bem feitos em mundo aberto como The Witcher 3, Horizon: Zero Dawn – ou mesmo a trilogia original – e Andromeda fica muito mal. Não é um desastre, mas definitivamente não é o novo começo esta série precisava, ou pelo qual os fãs têm esperado pacientemente”, escreveu o avaliador, que deu a nota 3,5/5.

O Venture Beat é mais enfático ao expressar sua decepção e escreve em seu veredicto que “os jogos têm que se encaixar em nossas vidas, e isso nem sempre é justo. Mass Effect: Andromeda poderia ter funcionado uma década atrás no Xbox 360 e PlayStation 3, mas não funciona em um mundo que está entregando jogos como Horizon: Zero Dawn, Nier: Automata e The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Nesta realidade, o mais recente RPG da BioWare é antiquado, defeituoso e muitas vezes chato. Pior de tudo, vai decepcionar os fãs da série Mass Effect”. A nota é 5,5/10.

Mass Effect: Andromeda está disponível para PC, PS4 e Xbox One. Veja as notas já publicadas:

Stevivor – 9.5 / 10
Areajugones – 9 / 10
Press Start – 9 / 10
Gaming Nexus – 8.8 / 10
COGconnected – 8.8 / 10
MMORPG.com – 8.7 / 10
GamePro 8.7 / 10
Post Arcade – 8.5 / 10
Forbes – 8.5 / 10
God is a Geek – 8.5 / 10
GamingTrend – 8 / 10
TheSixthAxis – 8 / 10
Gameplanet – 8 / 10
Critical Hit – 8 / 10
PC Gamer – 8 / 10
Attack of the Fanboy – 8 / 10
Game Informer – 8 / 10
Xbox Achievements – 80%
PlayStation Universe – 8 / 10
RPG Fan – 78%
IGN – 7.7 / 10
Polygon – 7.5 / 10
Hardcore Gamer – 3.5 / 5
CGMagazine – 7 / 10
TrustedReviews – 7 / 10
GameMAG – 7 / 10
Arcade Sushi – 7 / 10
GamesRadar+ – 3.5 / 5
VideoGamer – 7 / 10
RPG Site – 7 / 10
Game Revolution – 7 / 10
Destructoid – 6.5 / 10
PlayStation LifeStyle – 6.5 / 10.0
Digital Spy – 6 / 10
USgamer – 6 / 10
Daily Dot – 6 / 10
GameSpot – 6 / 10
Metro GameCentral – 6 / 10
GamesBeat – 5.5 / 10
Digital Trends – 5 / 10
M3 – 5 / 10

TTT