A Nintendo está certa de que aprendeu uma dura lição com o Wii U e não irá repetir os erros do console com sua próxima iniciativa, o NX.
Em entrevista ao site Alist, o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, falou dos erros que culminaram com o fracasso comercial do Wii U e explicou que a Nintendo fará algo diferente com o NX.
“Toda vez que lançamos uma nova plataforma, cada vez que lançamos um novo jogo importante, nós sempre aprendemos. Nós sempre fazemos nosso resumo do que funcionou e o que não funcionou, e certamente nós fizemos isso com o Wii U”, explicou Fils-Aime.
O executivo voltou a comentar que o maior erro da Nintendo com o Wii U foi comunicar mal ao público sobre as características únicas do console. “Uma das coisas que temos de fazer melhor quando lançarmos o NX é que nós temos que fazer um trabalho melhor ao comunicar o posicionamento do produto. Temos que fazer um trabalho melhor de ajudar as pessoas a compreender a sua singularidade e o que isso significa para a experiência de jogo.”
Mas Fils-Aime também reconhece que um dos grandes problemas do Wii U foi a falta de jogos importantes lançados com regularidade. Isso, segundo ele, também será remediado com o NX.
“Temos que fazer um trabalho melhor do ponto de vista de planejamento software para ter esse ritmo contínuo de grandes jogos novos que irão motivar mais e mais pessoas a pegar o hardware e mais e mais pessoas a pegar o software”, disse o executivo.
“Essas são as lições críticas. E como eu as verbalizo, elas são lições realmente tradicionais dentro da indústria. Você tem que ter certeza as pessoas vão entender o conceito, você tem que ter certeza que você tem uma grande biblioteca de jogos, e quando você faz isso, você tende a se dar bem.”
Um dos primeiros jogos do Nintendo NX será um verdadeiro “killer app”: The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Segundo rumores, a Nintendo também está desenvolvendo um novo Mario e Pokémon para serem disponibilizados na chamada janela de lançamento do console.
O Nintendo NX será lançado em março de 2017. O console, segundo rumores, seria uma mistura de portátil com console tradicional.