Grand Theft Auto 5, o jogo mais popular de todos os tempos, não teve nem terá uma expansão para o modo de um jogador.
A decisão de não explorar novos conteúdos do modo principal é inusitada, ainda mais quando se considera o potencial comercial do jogo em questão, mas o diretor de design da Rockstar, Irman Sarwar, deu uma boa explicação para a ausência das expansões. Segundo ele, a produtora sequer pensou nas expansões pois o farto modo multiplayer do jogo tornou-as “impossíveis e desnecessárias”.
“Nós gostaríamos de fazer mais expansões de um jogador para jogos no futuro. Como uma empresa, nós amamos o modo de um jogador mais do que qualquer coisa, e acreditamos nisso absolutamente – para contar histórias e uma sensação de imersão em um mundo, jogos multiplayer não rivalizam com jogos de jogador único”, disse Sarwar à revista Game Informer.
Segundo o designer, a equipe da Rockstar estava demasiadamente ocupada para se dedicar às expansões. Ele explicou que as versões de GTA 5 para PC e os consoles da atual geração, bem como o multiplayer, consumiram muitos recursos de desenvolvimento e acabaram impossibilitando o investimento nas expansões para um jogador.
“Com o GTA 5, a parte de um jogador foi absolutamente maciça e muito, muito completa. Foram três jogos em um. As versões de próxima geração levaram um ano de trabalho para ficarem boas, e o componente on-line teve muito potencial, mas chegar perto de realizar todo aquele potencial também sugou muitos recursos. E depois há outros jogos – em particular Red Dead Redemption 2”.
“A combinação destes três fatores significa que para este jogo não sentimos que a expansão single-player era possível ou necessária, mas podemos fazê-las para projetos futuros”.
“Na Rockstar, sempre teremos problemas de largura de banda, porque somos perfeccionistas e fazer grandes jogos complexos leva muito tempo e recursos. Nem tudo é sempre possível, mas ainda amamos os jogos de mundo aberto single-player mais do que qualquer coisa. Não penso que você poderia fazer um jogo como o GTA 5 se não gostasse de jogos para um jogador e tentasse expandir suas possibilidades”.