Há um ano, a Microsoft finalizou a aquisição histórica da Activision Blizzard por US$ 75,4 bilhões. Desde então, os resultados do setor de videogames cresceram significativamente, embora a queda nas vendas dos consoles Xbox continue.
No primeiro trimestre fiscal de 2024, que vai de julho a setembro, a Microsoft anunciou um aumento de 43% na receita de videogames em comparação ao mesmo período do ano anterior, somando US$ 5,6 bilhões (incluindo US$ 1,7 bilhão provenientes da recém-adquirida Activision). Esse total alcançou US$ 23 bilhões nos últimos 12 meses, um novo recorde para a empresa.
O segmento de “jogos e serviços” do Xbox, que inclui as receitas de jogos, conteúdo adicional e assinaturas do Xbox Game Pass, cresceu 61%, sendo 53% desse aumento atribuídos à contribuição da Activision. Contudo, o verdadeiro desafio para a Microsoft começa no próximo trimestre, já que com a Activision integrada nas contas da empresa há um ano, encontrar novas oportunidades de crescimento anual será mais difícil.
Apesar de seus impactos positivos, a aquisição da Activision não reverteu a queda nas vendas de consoles. A receita do segmento de hardware diminuiu 29% em relação ao ano passado, devido à redução na venda de consoles Xbox. Vale lembrar que o Xbox Series já está na segunda metade de seu ciclo de vida, e uma queda nas vendas nessa fase é comum. A própria Sony registrou uma diminuição nas vendas do PS5 desde o início de 2024. O problema para a Microsoft é que essa queda começou já em meados de 2022.
Satya Nadella, CEO da Microsoft, já definiu as prioridades da empresa para o atual ano fiscal e informou que seus bônus estarão vinculados ao crescimento do setor de jogos e assinaturas, sem relação direta com os resultados das vendas de consoles. Atualmente, a métrica de maior interesse para a gestão da Microsoft é o número de usuários ativos mensais em todas as plataformas, não apenas no ecossistema Xbox. Embora não tenham sido divulgados números exatos, a Microsoft destacou que o número de usuários alcançou níveis recordes entre julho e setembro, assim como os gastos dos assinantes do Game Pass.
Já olhando para o próximo trimestre, há bons números para serem contabilizados por Call of Duty: Black Ops 6, que registrou o maior número de jogadores no dia de lançamento na história da franquia. O jogo também trouxe um recorde de novos assinantes para o Game Pass, superando o marco anterior, que era de Starfield. Mais uma vez, não foram divulgados números exatos para esses recordes. Ainda assim, as vendas de Black Ops 6 no PlayStation e Steam cresceram 60% em comparação ao lançamento de Modern Warfare 3 no ano anterior, indicando que a presença do Game Pass não prejudicou as vendas nessas plataformas.