Assassin’s Creed Shadows ganhou um concorrente inesperado no dia de seu lançamento, em 20 de março, com o anúncio de Yasuke Simulator, um novo jogo baseado no “poderoso samurai africano de importância histórica”.
“Em uma terra onde os samurais vagam e o poder é definido pela espada, Yasuke — o único guerreiro africano a ascender às fileiras dos samurais — entra nas páginas da história como uma reviravolta ambulante. É 1579, e a chegada de Yasuke ao Japão ao lado de um missionário jesuíta. Junte-se a Oda Nobunaga e ajude-o a unir todo o Japão”, diz a sinopse do jogo criado pelo HistoryAccurateDevelopers (Desenvolvedores de fidelidade histórica).
O estúdio que se gaba pela precisão e seriedade de sua pesquisa histórica, em contraponto à licença poética adotada pela Ubisoft em Assassin’s Creed Shadows, informa que “fez sua pesquisa e foi além para fornecer uma representação totalmente historicamente precisa do Japão feudal com Yasuke, o Samurai”. Uma pesquisa que apurou que Yasuke não apenas foi um poderoso samurai africano no período feudal do Japão, como dirigiu seu carro conversível por templos budistas e usou fuzis de assalto e snipers – além da katana – contra seus inimigos.
“Entre em 1579 como Yasuke, o samurai africano, e junte-se a Oda Nobunaga em sua busca para unir o Japão! Domine o combate preciso com katana, descubra equipamentos secretos e libere seu poder ancestral nesta jornada cheia de ação e inspiração histórica pelo Japão feudal”, podemos ler na descrição do jogo na Steam.