Especulações sobre o possível fim da BioWare caso Anthem seja um fracasso foram dirimidas pelo designer James Ohlen, que deixou a desenvolvedora canadense recentemente.
Ohlen, que teve uma carreira de cerca de duas décadas na BioWare, comentou sobre as especulações que começaram a surgir após a saída de vários membros importantes do estúdio. A suspeita de que a BioWare estaria na berlinda seria também alimentada pelo fracasso do último Mass Effect.
Em uma entrevista à revista GameInformer, Ohlen afirmou que a próxima aventura de ficção científica da BioWare, Anthem, não deverá determinar a continuidade do estúdio. Se o desempenho do jogo for fraco, será simplesmente uma experiência de aprendizado, e não o fim da linha.
“Quanto mais sucesso um estúdio tem, mais liberdade e recursos ele tem, então obviamente a BioWare quer ter sucesso com Anthem porque isso será bom para o estúdio como um todo”, disse Ohlen. “No entanto, acho que a EA pretende que a BioWare seja parte do plano de longo prazo da empresa. A BioWare é muito diferente de todos os outros aspectos de seus negócios, então, mesmo que a Anthem não vá tão bem – e eu acho vai se sair muito bem – eu não acho que seja o fim da BioWare. Eu acho que será simplesmente uma chance para a BioWare aprender algumas lições e aplicá-las no próximo jogo que lançarem”.
Ohlen disse ter deixado a BioWare com ótima impressão sobre o progresso de Anthem. “Eu sei que Anthem está incrível. Acho que as pessoas ficarão muito surpresas quando Anthem sair no ano que vem, com o que conseguiram fazer com esse jogo. Tem algumas pessoas incrivelmente talentosas trabalhando nele e será uma ótima experiência”.
O designer está agora trabalhando em sua nova empresa, a Arcanum Worlds, e pretende publicar livros para RPGs de mesa como Dungeons & Dragons. Anthem será lançado para PC, PS4 e Xbox One em 22 de fevereiro de 2019.