A Konami revelou não saber o porquê de uma cena escondida em Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain ter sido reproduzida oficialmente na versão para PC do jogo recentemente. A cena em questão celebra o desarmamento nuclear no jogo e deveria aparece apenas na eventualidade dos próprios jogadores decidirem abrir mão de tais armas em suas bases, o que não ocorreu.
“O evento de desarmamento nuclear foi desencadeado na versão Steam do Metal Gear Solid V: The Phantom Pain em 2 de fevereiro, às 12:00 GMT”, disse Konami em um comunicado divulgado no Twitter. “Ainda estamos investigando, mas podemos confirmar que o evento foi desencadeado enquanto a contagem de armas nucleares não chegara a zero”.
A cena já era conhecida dos fãs porque foi descoberta no código do jogo e divulgada na internet, mas jamais havia sido reproduzida oficialmente. A intenção do designer Hideo Kojima e sua equipe era propor aos fãs uma reflexão sobre as armas nucleares, e dar a eles a oportunidade de um gesto simbólico, no ambiente virtual, de desarmamento.
Pela última contagem divulgada pela Konami, os jogadores de Metal Gear Solid 5 guardavam 9.864 artefatos nucleares em suas bases em setembro do ano passado.
Na cena vista na sexta-feira, os personagens de Metal Gear Solid 5 aparecem diante de um monumento celebrando a extinção das armas nucleares.
“A partir deste dia, a chama nuclear acesa nas planícies de Alamogordo em julho de 1945 foi extinta. […] Aqui está a prova da virtude de uma mãe validada por seus filhos”, diz a lápide no monumento.
The nuclear disarmament event was triggered in the Steam version of METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN on Feb 2nd at approximately 12:00 GMT. We are still investigating, but can confirm that the event was triggered while the nuke count hadn’t reached zero. (1/3)
— METAL GEAR OFFICIAL (@metalgear_en) February 4, 2018