A Nintendo divulgou os primeiros dados oficiais sobre o desempenho comercial do Switch. O novo console começou bem e teve 2,74 milhões de unidades comercializadas mundialmente desde o lançamento no início de março.
Segundo a empresa, 5,46 milhões de jogos para o Switch já foram vendidos ou enviados às lojas. Como esperado, The Legend of Zelda: Breath of the Wild é o responsável pelo maior volume das vendas, acumulando 3,84 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo — destas, 2,76 milhões são da versão para Switch e 1,08 da versão para Wii U.
A Nintendo espera chegar a 10 milhões de Switch distribuídos até abril de 2018 e ter 35 milhões de jogos vendidos no período.
A performance do Switch é muito boa, mas poderia ser ainda melhor se o console não tivesse esgotado rapidamente nos Estados Unidos. Por lá, os estoques começaram a normalizar apenas nesta semana.
Apesar do Switch ser o foco da Nintendo este ano, o 3DS não foi canibalizado e continua mostrando sinais de grande vitalidade comercial. A família 3DS teve 7,27 milhões de unidades vendidas no ano fiscal encerrado em março, 7% a mais que no ano anterior. 55 milhões de jogos para ele foram vendidos no período.
Já o Wii U seguiu definhando rapidamente, como esperado, e vendeu 760 mil unidades no ano, 77% menos que no ano fiscal 2015-2016.